Códigos para público-alvo | Livros

# Desconhecido ou não especificado
O código # indica que o público alvo ao qual o material é destinado é desconhecido ou não especificado.

Exemplo:

008/22 #

245.02|aA consumer’s guide to auto repair costs.

a Pré-escolar
O código a indica que o item é destinado a crianças, idades aproximadas 0-5 anos.

b Primário
O código b indica que o item é destinado a crianças, idades aproximadas 6-8 anos.

c Pré-adolescente
O código c indica que o item é destinado a jovens, idades aproximadas 9 -13 anos.

d Adolescente
O código d indica que o item é destinado a jovens, idades aproximadas 14-17 anos.

e Adulto
O código e indica que o item é destinado a adultos.

f Especializado

O código f indica que o item é destinado a um público específico e a natureza da apresentação tornaria o item de pouco interesse para outros públicos. Exemplos de itens codificados f incluem:
1) material técnico destinado a um público especializado;
2) itens que se dirigem a um público limitado (por exemplo, os empregados de uma única organização).

Exemplo:

008/22 f

245.02|aMARC for library use.

g Geral

O código g indica que o item é de interesse geral e não é destinado a um público em particular. O código é usado para a maior parte das obras de ficção que não são cobertas mais apropriadamente por um dos outros códigos.

Exemplo:

008/22 g

245.02|aLetter from Peking :|ba novel.

j Juvenil
O código j indica que o item é destinado a uso por crianças e jovens, idades aproximadas 0-15 anos.

O código é usado não se deseja um código mais específico para o público alvo juvenil.

Exemplos:

008/22 j

245.02|aUrso pardo|hiteratura juvenil.

008/22 j

245.02|aSaturday morning heroes…