Códigos para natureza da obra inteira

# Não especificada

O código # indica que a natureza do item inteiro não é especificada.

a Abstracts/resumos

O código a indica que todo o item consiste em abstracts ou resumos de outras publicações.

b Bibliografias

O código b indica que todo o item é uma bibliografia ou bibliografias.

Exemplo:

008/24 b

245.00|aBibliographie des Schriftums für den Bereich der Haushaltswissenschaft.

c Catálogos

O código c indica que todo o item é um catálogo (i.e., uma lista de itens numa colecção, como uma colecção de livros, uma colecção de objectos de arte, etc.).

Exemplo:

008/24 c

245.00|aLempertz-Katalog.

d Dicionários

O código d indica que todo o item é um dicionário ou glossário. As concordâncias são codificadas como Índices (código i). Dicionários biográficos em série são codificados como Biografia (código h).

e Enciclopédias

O código e indica que todo o item é uma enciclopédia ou um tratamento enciclopédico de um tópico específico.

Exemplo:

008/24 e

245.00|aEncyclopedia of social work.

f Manuais

O código f indica que todo o item é um manual.

g Artigos legais

O código g indica que todo o item contém artigos substanciais sobre tópicos legais.

h Biografia

O código h indica que todo o item contém material biográfico, seja autobiografia, biografia individual, ou biografia colectiva. A genealogia não é codificada como biografia.

i Índices

O código i indica que todo o item é um índice para material bibliográfico outro que ele próprio (e.g., um jornal de indexação).

Exemplo:

008/24 i

245.00|aDeutsche Bibliographie.|pHalbjahres-Verzeichnis.

k Discografias

O código k indica que todo o item é uma discografia ou discografias, ou outra bibliografia de registos sonoros.

Exemplo:

008/24 k

245.00|aJournal of jazz discography.

l Legislação

O código l indica que todo o item contém textos integrais ou parciais de produtos de corpos legislativos, publicados que em forma de estatuto quer de código. O código l é também usado quando uma obra consiste em textos de regras e regulamentos emitidos por agências executivas ou administrativas.

Exemplo:

008/24 l

245.00|aTax legislation bulletin.

m Teses

O código m indica que todo o item contém teses, dissertações, ou obras identificadas como tendo sido criadas para satisfazer os requisitos de um grau académico.

Exemplo:

008/24 m

245.00|aTheses in progress in Commonwealth studies.

n Panorâmicas da literatura sobre um assunto

O código n indica que todo o item contém recensões que sumarizam o que foi publicado sobre um assunto, geralmente com uma lista de referências, ou no corpo do trabalho, ou como uma bibliografia.

o Críticas

O código o indica que todo o item é dedicado inteiramente a críticas de obras publicadas ou executadas (e.g., livros, filmes, registos sonoros, teatro, etc.).

p Textos programados

O código p indica que todo o item é um texto programado.

q Filmografias

O código q indica que todo o item é uma filmografia, filmografias ou outra bibliografia de imagens em movimento.

r Directórios

O código r indica que todo o item é um directório ou registo de pessoas ou colectividades. Dicionários biográficos em série são codificados como biografia (código h).

s Estatísticas

O código s indica que todo o item é uma compilação de dados estatísticos sobre um assunto. O código não é usado para obras sobre metodologia estatística.

t Relatórios técnicos

O código t indica que todo o item contém relatórios técnicos. Isto é trabalho que é o resultado de investigação científica ou desenvolvimento técnico, teste, ou avaliação, apresentado numa forma adequada para disseminação entre a comunidade técnica.

u Normas/especificações

O código u indica que o item é uma norma internacional, nacional ou da indústria ou uma especificação que dá uma indicação precisa de um processo ou requisito de serviço.

v Casos legais e notas de casos

O código v indica que todo o item contém discussões de casos legais particulares que foram decididos por, ou estão pendentes perante, tribunais ou agências administrativas.

w Relatórios legais e digestos

O código w indica que todo o item contém os textos de decisões de tribunais ou agências administrativas. O código é também usado quando uma obra consiste em textos de digestos de tais decisões.

z Tratados

O código z indica que todo o item contém tratados ou acordos negociados entre duas ou mais partes para resolver uma disputa, estabelecer uma relação, conceder direitos, etc.

Exemplo:

008/24 z

245.00|aGuide to United States treaties in force.