Códigos para a natureza do conteúdo

# Não especificada

O código # indica que a natureza do conteúdo do item não é especificada.

Exemplo:

008/24 #

008/25-27 ###

245.00|aJournal of Ayurveda=|b

[Nenhuma natureza do conteúdo especificada é apropriada]

a Abstracts/resumos

O código a indica que o item contém abstracts ou resumos de outras publicações. Este código não é usado quando uma publicação inclui um abstract ou resumo do seu próprio conteúdo.

Exemplo:

008/24 #

008/25-27 a##

245.00|aReview of applied entomology.|nSeries B,|bMedical and veterinary.

650.#2|aEntomologia veterinária|xAbstracts|xPeriódicos.

b Bibliografias

O código b indica que uma parte significativa do item é uma bibliografia ou bibliografias. Este código só é usado se a bibliografia é suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliográfico.
Nota: Porque as bibliografias são incluídas como parte da definição do código n, o código b não é usado quando o código n está presente.

Exemplo:

008/24 #

008/25-27 b##

504.##|aInclui bibliografias.

c Catálogos

O código c indica que uma parte significativa do item é um catálogo (i.e., uma lista de itens numa colecção). Também inclui listas de objectos coleccionáveis, como selos e moedas, ou catálogos comerciais.
Para catálogos de livros, registos sonoros, ou filmes, o código n (Bibliografias), o código k (Discografias), ou o código q (Filmografias), é dado com o código c.

Exemplo:

008/24 #

008/25-27 ci#

245.00|aBook auction records.

650.#2|aLeilões de livros|xCatálogos|vÍndices.

d Dicionários

O código d indica que o item inclui um dicionário ou glossário. As concordâncias são codificadas como Índices (código i). Para dicionários biográficos em série usa-se o código h.

e Enciclopédias

O código e indica que todo o item inclui uma enciclopédia ou um tratamento enciclopédico de um tópico específico.

f Manuais

O código f indica que o item inclui um manual.

g Artigos legais

O código g indica que item inclui artigos substanciais sobre tópicos legais.

h Biografia

O código h indica que uma parte significativa do item contém material biográfico, seja autobiografia, biografia individual, ou biografia colectiva. A genealogia não é codificada como biografia.

i Índices

O código i indica que o item inclui um índice para material bibliográfico outro que ele próprio (e.g., um jornal de indexação). O código i não é usado quando uma publicação inclui um índice do seu próprio conteúdo.

k Discografias

O código k indica que uma parte significativa do item é uma discografia ou discografias, ou outra bibliografia de registos sonoros. O código é usado apenas se a discografia é suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliográfico. Para discografias que também são catálogos, dão-se conjuntamente os códigos k e c (Catálogos).

l Legislação

O código l indica que o item inclui textos integrais ou parciais de produtos de corpos legislativos, publicados que em forma de estatuto quer de código. O código l é também usado quando uma obra consiste em textos de regras e regulamentos emitidos por agências executivas ou administrativas.

m Teses

O código m indica que o item contém no todo ou em parte teses, dissertações, ou obras identificadas como tendo sido criadas para satisfazer os requisitos de um grau académico.

n Panorâmicas da literatura sobre um assunto

O código n indica que o item inclui recensões que sumarizam o que foi publicado sobre um assunto, geralmente com uma lista de referências ou no corpo do trabalho ou como uma bibliografia. Nota: Porque as bibliografias são incluídas como parte da definição do código n, o código b (Bibliografias) não deve ser registado quando o código n é apropriado.

o Críticas

O código o indica que o item inclui críticas de obras publicadas ou executadas (e.g., livros, filmes, registos sonoros, teatro, etc.).

p Textos programados

O código p indica que o item inclui texto programado.

Exemplo:

008/24 z

008/25-27 p##

245.00|aClinical execises in internal medicine.

650.#2|aMedicina interna|xTextos programados.

q Filmografias

O código q indica que uma parte significativa do item é uma filmografia, filmografias ou outra bibliografia de imagens em movimento. O código é usado apenas se a filmografia é suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliográfico. Para filmografias que são também catálogos, dão-se conjuntamente os códigos q e c (Catálogos).

r Directórios

O código r indica que o item inclui um directório ou registo de pessoas ou colectividades. Dicionários biográficos em série são codificados como Biografia (código h).

s Estatísticas

O código s indica que uma parte significativa do item é uma compilação de dados estatísticos sobre um assunto. O código não é usado para obras sobre metodologia estatística. O código t indica que o item inclui relatórios técnicos. Isto é trabalho que é o resultado de investigação científica ou desenvolvimento técnico, teste, ou avaliação, apresentado numa forma adequada para disseminação entre a comunidade técnica.

t Relatórios técnicos

O código t indica que todo o item contém relatórios técnicos. Isto é trabalho que é o resultado de investigação científica ou desenvolvimento técnico, teste, ou avaliação, apresentado numa forma adequada para disseminação entre a comunidade técnica.

u Normas/especificações

O código u indica que o item é uma norma internacional, nacional ou da indústria ou uma especificação que dá uma indicação precisa de um processo ou requisito de serviço.

v Casos legais e notas de casos

O código v indica que todo o item contém discussões de casos legais particulares que foram decididos por, ou estão pendentes perante, tribunais ou agências administrativas.

w Relatórios legais e digestos

O código w indica que todo o item contém os textos de decisões de tribunais ou agências administrativas. O código é também usado quando uma obra consiste em textos de digestos de tais decisões.

z Tratados

O código z indica que todo o item contém tratados ou acordos negociados entre duas ou mais partes para resolver uma disputa, estabelecer uma relação, conceder direitos, etc.