Códigos para natureza do conteúdo

# Natureza do conteúdo não especificada
O código # indica que a natureza do conteúdo de um item não é especificada. Quando se usa # em 008/24, é seguido por três outros espaços.

Exemplo:

008/24 ####

245.14|aThe responsabilities of leadership /|c

[Não se dá natureza especial do conteúdo]

a Abstracts/resumos

O código a indica que o item contém abstracts ou resumos de outras publicações. Este código não é usado quando uma publicação inclui um abstract ou resumo do seu próprio conteúdo.

b Bibliografias

O código b indica que todo ou parte do item é uma bibliografia ou bibliografias. Este código é usado apenas quando a bibliografia é suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliográfico.

Nota: Porque as bibliografias são incluídas como parte da definição do código n, o código b não se usa quando o código n está presente.

008/24 b###

504.##|aBibliografia: p. 104-177.

c Catálogos

O código c indica que o item é um catálogo. Também inclui listas de objectos coleccionáveis, como selos e moedas, ou catálogos comerciais, etc. Para catálogos de livros, registos sonoros, ou filmes, o código b (Bibliografias), o código k (Discografias) ou o código q (Filmografias), são dados com o código c.

d Dicionários

O código d indica que o item contém um dicionário ou glossário.
As concordâncias são codificadas como índices (código i).
Dicionários biográficos monográficos são codificados como biografia colectiva (código c) em 008/34 (Biografia) em vez de aqui como um dicionário.

Exemplo:

008/24 d###

245.10|aDictionnaire de la langue québécoise.

e Enciclopédias

O código e indica que um item é uma enciclopédia ou um tratamento enciclopédico de um tópico específico.

f Manuais

O código f indica que um item é um manual.

g Artigos legais

O código g indica que um item contém artigos substanciais sobre tópicos legais.

Exemplo:

008/24 gl##

245.10|aLaws of the land interpreted :|bcompedium of contemporary law with analyses and commentary /|cedited by …

i Índices

O código i indica que um item é um índice de material bibliográfico que não ele próprio. O código i não é usado quando uma publicação contém um índice do seu próprio conteúdo.

j Documento de patente

O código j indica que um item contém uma descrição detalhada de uma invenção ou descoberta de um processo novo e útil, máquina, fabrico, composição, ou aperfeiçoamentos destes. Um documento de patente pode ser um de vários tipos de documentos: uma patente ou documento similar (e.g. certificado de inventor), um pedido de patente (doméstica, estrangeira, pedido prioritário, etc.), ou uma continuação/divisão de um dos acima citados.

k Discografias

O código k indica que todo o item, ou uma parte significativa dele, é uma discografia ou discografias, ou outra bibliografia de registos sonoros. O código é usado apenas se a discografia é suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliográfico. Para discografias que são também catálogos, usam-se conjuntamente os códigos k e c.

Exemplo:

008/24 bkq#

504.##|aBibliografia: p. 80-84.

504.##|aDiscografia: p. 85-97.

504.##|aFilmografia: p. 98-101.

l Legislação

O código l indica que um item contém textos integrais ou parciais de produtos de corpos legislativos. O código l também é usado quando uma obra consiste em textos de regras e regulamentos emitidos por agências executivas ou administrativas.

m Teses

O código m indica que um item é uma tese, dissertação, ou obra identificada como tendo sido criada para satisfazer os requisitos para um grau académico.

n Panorâmica da bibliografia sobre um assunto

O código n indica que um item é composto inteiramente por recensões que sumarizam o que foi publicado sobre um assunto, geralmente com uma lista de referências quer no corpo da obra quer como bibliografia.

Nota: Porque as bibliografias são incluídas como parte da definição do código n, o código b (Bibliografias) não deve ser registado quando o código n está presente.

o Críticas/Recensões

O código o indica que um item é dedicado inteiramente a críticas de obras publicadas ou executadas (e.g. livros, filmes, registos sonoros, teatro).

p Textos programados

O código p indica que um item é um texto programado.

q Filmografias

O código q indica que todo o item, ou uma parte significativa deste, é uma filmografia, filmografias ou outra bibliografia de imagens em movimento. O código é usado apenas se a filmografia é suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliográfico. Para filmografias que são também catálogos, aplicam-se conjuntamente os códigos q e c (Catálogos).

008/24 bkq#

504.##|aBibliografia: p. 80-84.

504.##|aDiscografia: p: 85-87.

504.##|aFilmografia: p. 98-101.

r Directórios

O código r indica que um item é um directório ou registo de pessoas ou colectividades. Dicionários biográficos monográficos são codificados como biografias colectivas (código c) em 008/34 (Biografia) e não como directórios aqui.

s Estatísticas

O código s indica que todo o item, ou uma parte significativa dele, é uma compilação de dados estatísticos sobre um assunto. O código não é usado para obras sobre metodologia estatística.

t Relatórios técnicos

O código t indica que um item contém relatórios técnicos. Isto é trabalho que é resultado de investigação científica ou desenvolvimento técnico, testes, ou avaliação, apresentado numa forma adequada para disseminação entre a comunidade técnica.

u Normas/especificações

O código u indica que um item é uma norma internacional, nacional ou da indústria ou uma especificação que dá uma indicação precisa de um processo ou requisito de serviço.

v Casos legais e notas de casos

O código v indica que um item contém discussões de casos legais particulares que foram decididos ou que estão pendentes perante tribunais ou agências administrativas.

w Relatórios legais e digestos

O código w indica que um item contém o texto de decisões de tribunais ou agências administrativas. O código é usado também quando uma obra consiste em textos ou digestos de tais decisões.

z Tratados

O código z indica que um item é um tratado ou acordo negociado entre duas ou mais partes para resolver uma disputa, estabelecer uma relação, conceder direitos, etc.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License