Códigos para natureza do conteúdo

# Natureza do conteúdo não especificada
O código # indica que a natureza do conteúdo de um item não é especificada. Quando se usa # em 008/24, é seguido por três outros espaços.

Exemplo:

008/24 ####

245.14|aThe responsabilities of leadership /|c

[Não se dá natureza especial do conteúdo]

a Abstracts/resumos

O código a indica que o item contém abstracts ou resumos de outras publicações. Este código não é usado quando uma publicação inclui um abstract ou resumo do seu próprio conteúdo.

b Bibliografias

O código b indica que todo ou parte do item é uma bibliografia ou bibliografias. Este código é usado apenas quando a bibliografia é suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliográfico.

Nota: Porque as bibliografias são incluídas como parte da definição do código n, o código b não se usa quando o código n está presente.

008/24 b###

504.##|aBibliografia: p. 104-177.

c Catálogos

O código c indica que o item é um catálogo. Também inclui listas de objectos coleccionáveis, como selos e moedas, ou catálogos comerciais, etc. Para catálogos de livros, registos sonoros, ou filmes, o código b (Bibliografias), o código k (Discografias) ou o código q (Filmografias), são dados com o código c.

d Dicionários

O código d indica que o item contém um dicionário ou glossário.
As concordâncias são codificadas como índices (código i).
Dicionários biográficos monográficos são codificados como biografia colectiva (código c) em 008/34 (Biografia) em vez de aqui como um dicionário.

Exemplo:

008/24 d###

245.10|aDictionnaire de la langue québécoise.

e Enciclopédias

O código e indica que um item é uma enciclopédia ou um tratamento enciclopédico de um tópico específico.

f Manuais

O código f indica que um item é um manual.

g Artigos legais

O código g indica que um item contém artigos substanciais sobre tópicos legais.

Exemplo:

008/24 gl##

245.10|aLaws of the land interpreted :|bcompedium of contemporary law with analyses and commentary /|cedited by …

i Índices

O código i indica que um item é um índice de material bibliográfico que não ele próprio. O código i não é usado quando uma publicação contém um índice do seu próprio conteúdo.

j Documento de patente

O código j indica que um item contém uma descrição detalhada de uma invenção ou descoberta de um processo novo e útil, máquina, fabrico, composição, ou aperfeiçoamentos destes. Um documento de patente pode ser um de vários tipos de documentos: uma patente ou documento similar (e.g. certificado de inventor), um pedido de patente (doméstica, estrangeira, pedido prioritário, etc.), ou uma continuação/divisão de um dos acima citados.

k Discografias

O código k indica que todo o item, ou uma parte significativa dele, é uma discografia ou discografias, ou outra bibliografia de registos sonoros. O código é usado apenas se a discografia é suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliográfico. Para discografias que são também catálogos, usam-se conjuntamente os códigos k e c.

Exemplo:

008/24 bkq#

504.##|aBibliografia: p. 80-84.

504.##|aDiscografia: p. 85-97.

504.##|aFilmografia: p. 98-101.

l Legislação

O código l indica que um item contém textos integrais ou parciais de produtos de corpos legislativos. O código l também é usado quando uma obra consiste em textos de regras e regulamentos emitidos por agências executivas ou administrativas.

m Teses

O código m indica que um item é uma tese, dissertação, ou obra identificada como tendo sido criada para satisfazer os requisitos para um grau académico.

n Panorâmica da bibliografia sobre um assunto

O código n indica que um item é composto inteiramente por recensões que sumarizam o que foi publicado sobre um assunto, geralmente com uma lista de referências quer no corpo da obra quer como bibliografia.

Nota: Porque as bibliografias são incluídas como parte da definição do código n, o código b (Bibliografias) não deve ser registado quando o código n está presente.

o Críticas/Recensões

O código o indica que um item é dedicado inteiramente a críticas de obras publicadas ou executadas (e.g. livros, filmes, registos sonoros, teatro).

p Textos programados

O código p indica que um item é um texto programado.

q Filmografias

O código q indica que todo o item, ou uma parte significativa deste, é uma filmografia, filmografias ou outra bibliografia de imagens em movimento. O código é usado apenas se a filmografia é suficientemente substancial para ser mencionada no registo bibliográfico. Para filmografias que são também catálogos, aplicam-se conjuntamente os códigos q e c (Catálogos).

008/24 bkq#

504.##|aBibliografia: p. 80-84.

504.##|aDiscografia: p: 85-87.

504.##|aFilmografia: p. 98-101.

r Directórios

O código r indica que um item é um directório ou registo de pessoas ou colectividades. Dicionários biográficos monográficos são codificados como biografias colectivas (código c) em 008/34 (Biografia) e não como directórios aqui.

s Estatísticas

O código s indica que todo o item, ou uma parte significativa dele, é uma compilação de dados estatísticos sobre um assunto. O código não é usado para obras sobre metodologia estatística.

t Relatórios técnicos

O código t indica que um item contém relatórios técnicos. Isto é trabalho que é resultado de investigação científica ou desenvolvimento técnico, testes, ou avaliação, apresentado numa forma adequada para disseminação entre a comunidade técnica.

u Normas/especificações

O código u indica que um item é uma norma internacional, nacional ou da indústria ou uma especificação que dá uma indicação precisa de um processo ou requisito de serviço.

v Casos legais e notas de casos

O código v indica que um item contém discussões de casos legais particulares que foram decididos ou que estão pendentes perante tribunais ou agências administrativas.

w Relatórios legais e digestos

O código w indica que um item contém o texto de decisões de tribunais ou agências administrativas. O código é usado também quando uma obra consiste em textos ou digestos de tais decisões.

z Tratados

O código z indica que um item é um tratado ou acordo negociado entre duas ou mais partes para resolver uma disputa, estabelecer uma relação, conceder direitos, etc.