Códigos para tipo de ficheiros de computador

a Dados numéricos

O código a indica um documento electrónico que contém principalmente números ou representação por números, tal como registos contendo toda a informação sobre notas de estudantes, toda a informação sobre estatísticas de equipas de futebol, etc. A informação pode ser sondagens originais e/ou informação que foi sumarizada ou manipulada estatisticamente.

Exemplo:

008/26 a

516.##|aDados numéricos.

b Programa de computador

O código b indica um documento electrónico contendo um conjunto ordenado de instruções dirigindo o computador na execução de operações básicas e identificando a informação e mecanismos necessários.
Esta categoria inclui videojogos e software de microcomputador e modelos computacionais.
Alguns tipos de programas de computador (e.g. jogo, fonte) são identificados por códigos separados nesta posição de carácter.

Exemplo:

008/26 b

516.##|aProgramas de computador.

c Representacional

O código c indica um documento electrónico que contém dados gráficos que podem ser manipulados em conjunto com outros tipos de ficheiros para produzir padrões gráficos que podem ser usados para interpretar e dar significado à informação. Não inclui um documento em formato de imagem.

Exemplo:

008/26 c

516.##|aDados gráficos (desenhos de arquitectura)

d Documento

O código d indica um documento electrónico que é textual, consistindo principalmente em informação alfabética (palavras ou frases) convertida para um formato codificado que pode ser processado, ordenado, e manipulado por máquina, e recuperado em muitos formatos opcionais.
Inclui material linguístico destinado a constituir um documento textual, seja representado como ASCII seja como imagem. Inclui tanto entidades bibliográficas únicas como uma colecção de entidades bibliográficas. Documentos cuja finalidade primária é textual, mesmo que esteja presente software de pesquisa, são codificados aqui.

Exemplo:

008/26 d

516.##|aTexto (Relatórios legais e digestos)

e Dados bibliográficos

O código e indica que um documento electrónico consiste em dados com referências bibliográficas. Inclui dados de catálogos de biblioteca e bases de dados de citações. Os dados podem estar numa forma estruturada ou não estruturada.
Pode estar presente software de pesquisa, mas a finalidade do registo é a descrição do conteúdo dos dados bibliográficos, em vez da descrição do sistema ou serviço online.

Exemplo:

008/26 e

516.##|aCatálogo de biblioteca.

f Fonte

O código f indica que um documento electrónico contém informação para um computador produzir fontes.

Exemplo:

008/26 f

516.##|aFontes (Mapa de bits e PostScript)

g Jogo

O código g indica que um documento electrónico é um jogo, destinado a uso recreativo ou educativo. Geralmente os jogos consistem em texto e software. Um videojogo é incluído aqui.

Exemplo:

008/26 g

516.##|aJogo de computador.

h Som

O código h indica que o ficheiro consiste em dados codificando sons susceptíveis de ser produzidos pelo computador.

Exemplo:

008/26 h

516.##|aDados sonoros.

i Multimedia interactivo

O código i indica que o documento electrónico descrito pelo registo suporta navegação através e manipulação de muitos tipos de media (i.e., audio, video, etc.).
O multimedia interactivo geralmente dá ao utilizador um alto nível de controlo, frequentemente permitindo uma interacção quase conversacional com o computador e os dados.

j Sistema ou serviço online

O código j indica que o registo é para um sistema ou serviço online e pode conter informação não bibliográfica. Um sistema ou serviço online suporta interacção com o utilizador baseada no sistema. Se o foco do registo é descrever o próprio sistema, com o conteúdo das bases de dados nele contidas de somenos importância, é codificado aqui. Se o recurso é um ficheiro online onde o sitema é de menor importância para a descriçao, cai noutra categoria. Exemplos de sistemas ou serviços online são: sistemas de bibliotecas online (consistindo numa variedade de bases de dados), sites FTP, BBSs, centros de informação em rede.

Exemplo:

008/26 j

516.##|aSistema de informação abrangendo o campus.

m Combinação

O código m é usado quando o item é uma combinação de dois ou mais dos tipos de ficheiro acima.

Exemplo:

008/26 m

516.##|aProgramas de computador e ficheiros de texto.

u Desconhecido

O código u indica que o tipo de ficheiro é desconhecido.

Exemplo:

008/26 u

z Outro

O código z indica um tipo de ficheiro para o qual nenhum dos outros códigos definidos é apropriado.

Exemplo:

008/26 z

516.##|aLista de distribuição