D

Delineator

dln

Pessoa ou entidade que executa desenhos técnicos a partir de criações (desenhos) de outros.

Depositante

dpt

Pessoa ou entidade que coloca material à guarda de uma biblioteca ou museu, sem transferir os direitos de propriedade.

Desenhista

drm

Pessoa ou entidade que executa pormenorizadamente desenhos artísticos ou técnicos (maquinaria, equipamentos, edifícios).

Designer

dsr

Pessoa ou entidade responsável pela concepção/design.
Usar, quando não se pretendem códigos específicos (ex.: designer do livro, designer de tipos).

Designer da capa

cov

Pessoa ou entidade responsável pelo design gráfico da capa de um livro, álbum, estojo, caixa, etc.
Use designer do livro, para a pessoa responsável pelo aspecto gráfico da totalidade do livro; Use designer da sobrecapa para o responsável das sobrecapas.

Designer da encadernação

bdd

Pessoa ou entidade responsável pelo design da encadernação de um livro, incluindo o tipo de encadernação, tipo de materiais usados e outros aspectos decorativos da encadernação.

Designer de ex-libris

bpd

Pessoa ou entidade responsável pelo design de um ex-libris, que é geralmente colocado no interior da capa de um livro.

Designer do livro

bkd

Pessoa ou entidade responsável por todo o design gráfico de um livro, incluindo o arranjo tipográfico e as ilustrações, a escolha de materiais e o processo utilizado.

Designer da sobrecapa

bjd

Pessoa ou entidade responsável pelo design de capas flexíveis concebidas para, ou publicadas com, um livro, incluindo o tipo de materiais usados e outros aspectos decorativos da sobrecapa

Destinatário

rcp

Pessoa ou entidade a quem a correspondência é endereçada.

Director

drt

Pessoa ou entidade responsável pela direcção geral de uma obra ou que supervisiona a produção de uma representação teatral, cinematográfica ou de um registo sonoro.

Director de publicação

pbd

Pessoa ou entidade que preside à elaboração de uma obra colectiva, para assegurar a sua coerência ou continuidade. O termo inclui editor principal, editor literário, editor de séries, etc.
Ver também editor literário

Dissertações académicas

Doador

dnr

Pessoa ou entidade que é o doador de um livro, manuscrito, etc. ao actual possuidor.