C

Calígrafo

cll

Pessoa ou entidade que desenvolve um trabalho de escrita manual artística, geralmente como copista.

Candidato a grau académico

dis

Pessoa que apresenta uma tese a uma universidade ou outra instituição de ensino superior.

Cantor

sng

Pessoa ou entidade que usa a voz para produzir música, com ou sem acompanhamento instrumental. A representação pode ou não incluir texto.

Cartógrafo

ctg

Pessoa ou entidade responsável pela criação de mapas e outros materiais cartográficos.

Censor

cns

Usado para censor, expurgador, etc., oficial ou privado.

Co-autor

Use autor

Colaborador

clb

Pessoa ou entidade que intervém, de forma limitada, na elaboração de uma obra de outra pessoa ou entidade, acrescentando complementos à referida obra (ex. apêndices, notas).

Comentador

cmm

Pessoa ou entidade que faz a análise, interpretação ou discussão do conteúdo de um registo sonoro, filme ou outro material audiovisual.

Comentador de texto escrito

cwt

Pessoa ou entidade responsável pelo comentário ou notas explicativas de um texto.
Use anotador para a pessoa que faz anotações manuscritas num documento impresso

Compilador

com

Pessoa ou entidade que produz uma obra ou publicação, seleccionando e juntando material proveniente de obras de várias pessoas ou colectividades.

Compositor

cmp

Pessoa ou entidade que cria uma obra musical, geralmente uma composição manuscrita ou impressa.

Concessor de grau académico

dgg

Entidade que concede um grau académico para a obtenção do qual foi apresentada a tese ou dissertação que se está a catalogar.

Contribuidor

ctb

Pessoa ou entidade cuja obra contribuiu para outra, de maior dimensão, como uma antologia, publicação em série ou outra compilação de obras individuais.
Não se utiliza este código para as funções de autor, editor, compilador ou tradutor.

Copista

trc

Pessoa que prepara uma cópia manuscrita ou dactilografada de um documento original, incluindo a transcrição de material ditado ou registado oralmente.

Copyright, detentor de

cph

Pessoa ou entidade a quem foram atribuídos os direitos legais pelo conteúdo intelectual de uma obra. O possuidor de copyright, apesar de não ser necessariamente o criador da obra, tem geralmente o direito exclusivo de receber o benefício financeiro da venda e uso da obra à qual é aplicada a protecção de copyright.

Coreógrafo

chr

Pessoa ou entidade que compõe ou coreografa danças ou outros movimentos de expressão corporal (ex. lutas de espadas), para uma representação musical ou dramática.

Corrector

crr

Pessoa ou entidade que corrige manuscritos, tal como o oficial de um scriptorium corrigia o trabalho de um escriba.
Use revisor de provas para produto impresso.

Correspondente

crp

Pessoa ou entidade que foi ou o remetente ou o destinatário de uma carta ou de outro tipo de comunicação.
Ver também destinatário

Criador

cre

Pessoa ou entidade responsável pelo conteúdo intelectual ou artístico de uma obra.
Ver ainda autor