A

Actor

act

Pessoa ou entidade que exibe capacidades de representação musicais ou dramáticas.

Adaptador

adp

Pessoa ou entidade que:

  • reformula uma composição musical, geralmente para um suporte diferente;
  • adapta novelas ou contos para filmes ou outro suporte audiovisual.

Animador

anm

Pessoa ou entidade que desenha figuras a 2 dimensões, manipula os objectos a 3 dimensões e também programa o computador de forma a mover objectos e imagens para o filme animado. Câmaras de filmar, ecrãs em celulóide, transparências e tintas são algumas das suas ferramentas.

Anotador

ann

Pessoa que faz anotações manuscritas num documento impresso.
Use comentador de texto para autores de comentários ou notas explicativas de uma obra.

Antecedente bibliográfico

ant

Pessoa ou entidade responsável por um trabalho, que é baseado noutro trabalho. Apropriado para ser usado em adaptações, continuações, índices, etc.

Antigo possuidor

fmo

Pessoa ou entidade que possuiu um item no passado. Inclui aquelas pessoas a quem o item foi anteriormente oferecido. A pessoa ou entidade que o oferece ao actual possuidor é designada por doador

Apresentador

hst

Pessoa que é convidada ou que dirige regularmente um programa (geralmente transmitido na rádio ou televisão), que inclui outros convidados, artistas, etc. (ex. apresentador de talk show).

Arguente

opn

Pessoa ou entidade responsável pela discussão de uma tese ou dissertação.

Arquitecto

arc

Pessoa ou entidade que concebe as estruturas ou fiscaliza a sua construção.

Arquitecto paisagista

lsa

Pessoa ou entidade cujo trabalho envolve a coordenação da ornamentação de espaços exteriores novos ou já existentes.

Artista

art

Pessoa (ex. pintor) ou entidade que concebe e talvez execute também um desenho gráfico original ou uma obra de arte. Utilizado quando não se desejam códigos específicos: gravador, gravador a água forte(etr).
Use ilustrador para ilustrador de livros.

Autor

aut

Pessoa ou entidade que é o principal responsável pelo conteúdo intelectual ou artístico de uma obra, geralmente texto impresso. Também pode ser usada a mesma designação quando mais do que uma pessoa ou colectividade partilham a responsabilidade.
Usado também para co-autor.
Ver ainda criador

Autor do arranjo musical

arr

Pessoa ou entidade que transcreve uma composição musical, geralmente para um suporte diferente do original; num arranjo, a essência musical permanece inalterada.

Autor citado

aqt

Pessoa ou entidade cuja obra é largamente citada em trabalhos para os quais não contribuiu directamente. Essas citações encontram-se sobretudo em catálogos de exposições, colecções de fotografias, etc.

Autor da dedicatória

dto

Autor de uma dedicatória que pode ser uma frase formal, ou apresentar-se sob a forma de epístola ou em verso.

Autor do diálogo

aud

Pessoa ou entidade responsável pelo diálogo ou comentários áudio, destinados a um filme ou registo sonoro.

Autor do guião

sce

Pessoa ou entidade autora do guião de um filme.

Autor da ideia original

ccp

Pessoa ou entidade responsável pela ideia original na qual se baseou uma obra. Inclui o autor científico de um item audiovisual e o autor que concebeu um anúncio de publicidade.
Para adaptações, continuações, índices, etc. use Antecedente bibliográfico.

Autor incerto

dub

Pessoa ou entidade a quem foi atribuída a autoria, de forma duvidosa ou incorrecta.

Autor da introdução, etc.

aui

Pessoa ou entidade responsável pela introdução, prefácio ou outro tipo de texto introdutório, e que não é o autor principal.

Autor de letras para textos musicais

lyr

Pessoa ou entidade que escreve o texto/letra de uma canção.

Autor de material acompanhante

wam

Pessoa ou entidade que escreve texto significativo que acompanha um registo sonoro ou outro material audiovisual.

Autor do posfácio, cólofon, etc.

aft

Pessoa ou entidade responsável pelo posfácio, cólofon, etc., e que não é o autor principal da obra.

Autor provável

att

Usado para autor, artista, etc., relacionado-o/a com uma obra sobre a qual existe ou existiu critério substancial que permite designá-lo como autor, criador, etc. da obra.

Autor de recensão

rev

Pessoa ou entidade responsável pela recensão crítica de um livro, filme, representação teatral, etc.