Tipo de data/estado da publicação

Um código de um carácter alfabético indica o tipo de datas dadas nas posições de carácter 008/07-10 (Data1) e 008/11-14 (Data 2).
Para recursos em continuação, o código em 008/06 também indica o estado da publicação.
A escolha de um código para 008/06 é feita concorrentemente com a determinação das datas apropriadas para 008/7-14.
Para a maior parte dos registos os dados são derivados da informação no Campo 260 (Publicação, Distribuição, etc. (Pé de imprensa), no Campo 362 (Datas de Publicação e/ou Designação Sequencial), ou em campos de notas.
As datas são representadas por quatro dígitos. Dígitos em falta na data são representados pelo carácter u.
Para recursos em continuação, 008/07-10 contém a data de início da publicação (designação cronológica) e 008/11-14 contém a data de fim.
Para reimpressões de séries e para reproduções de séries descritas no corpo da entrada, registam-se nestas posições de carácter as datas de início e fim do original.

Precedência dos códigos (itens monográficos)

Quando há mais de um código aplicável a um item bibliográfico, use a tabela abaixo para determinar o código apropriado. Os códigos listados primeiro tomam precedência sobre os códigos listados subsequentemente. A coluna da esquerda cobre itens numa só parte e itens em várias partes completos em um ano. A coluna da esquerda cobre itens em várias partes para os quais é necessária uma gama de datas.

Itens em uma parte/em várias partes completos num ano Colecções/itens em várias partes completos em mais de um ano
b data a.C. b data a.C.
r data de reimpressão/data do original i data inclusiva
e data detalhada k gama de datas
s data única r data de reimpressão/data do original
p data de distribuição/produção m data inicial/final
t data de publicação e data de copyright t data de publicação e data de copyright
q data duvidosa n data desconhecida
n data desconhecida

Caracteres legais

A Data 1 e a Data 2 consistem geralmente cada uma em quatro dígitos (e.g., 1963). Quando parte da data é desconhecida, os dígitos em falta são representados pelo carácter u (e.g., “19??”seria registada como 19uu). Se a data é totalmente desconhecida, pode-se inferir o milénio (e.g., 1uuu). Para datas do primeiro milénio depois de Cristo, o ano é alinhado á direita e as posições não usadas contêm zeros (e.g., “946 d.C. seria registado como 0946). Quando a Data 1 ou a Data 2 não é aplicável, como quando estão envolvidas datas antes de Cristo, usam-se espaços (e.g., ####). Para séries vivas (i.e., quando a série não deixou de ser publicada) e itens em várias partes incompletos, a data em 008/11-14 é representado por 9999 para indicar que o ano ainda não está disponível. O carácter de preenchimento (|) pode também ser usado em 008/06-14 quando não se tentou codificar datas, mas o seu uso em 008/07-10 é desaconselhado. Muitos sistemas baseados em MARC dependem de caracteres que não o de preenchimento em 008/07-10 para recuperação e detecção de duplicados. Quando se usa o carácter de preenchimento quer em 008/07-10 quer em 008/11-14, deve ser usado em todas as quatro posições de carácter, de maneira que uma combinação do carácter de preenchimento com qualquer outro carácter nunca deve ocorrer.

Códigos para tipo de data/estado da publicação