008 Todos os materiais

Definição do campo e âmbito

Este campo contém 40 posições de caracteres (00-39) que fornecem informação codificada sobre o registo como um todo e sobre aspectos bibliográficos especiais do documento a ser catalogado. Estes elementos de dados codificados são potencialmente úteis para fins de recuperação e gestão de dados.

Quando o item a descrever é uma reprodução de um documento previamente existente e a informação bibliográfica sobre a reprodução é dada no Campo 533 (Nota de Reprodução), o campo 008 é codificado para o original, excepto 008/23 (Forma do item) para livros, música, recursos em continuação e materiais mistos e 008/33 (Tipo de material) para materiais visuais, que são codificados para a reprodução. (Quando um item é uma reprodução, os códigos definidos para certas posições do campo 008, que se relacionam com as características da reprodução, são registados no subcampo |7 (Elementos de dados de comprimento fixo da reprodução) no Campo 533). Para reproduções para as quais a informação bibliográfica não é dada no Campo 533 (e.g., quando uma reprodução está a ser descrita no corpo da entrada ou quando o Campo 534 (Nota de Versão Original) é usado para registar informação sobre o original) e para reimpressões de itens previamente existentes, o campo 008 é codificado para a reprodução, excepto quando as directrizes de catalogação especificamente exigem a codificação de uma determinada posição para o original.

Os elementos de dados são definidos por posição. As posições de carácter que não estão definidas contêm um espaço (#). Todas as posições de carácter definidas devem conter um código definido; para algumas posições do campo 008, este pode ser o carácter de preenchimento (|). O carácter de preenchimento pode ser usado (em certas posições de carácter) quando uma organização catalográfica não tenta codificar essa posição de carácter. O carácter de preenchimento não é permitido no campo 008 posições 00-05 (data de entrada no ficheiro). O seu uso é desaconselhado nas posições 07-10 (data 1), 15-17 (local de publicação, produção ou execução) e na posição de 008 definida para forma do item (posição 23 ou 29 conforme a configuração do 008).

As posições de carácter 00-17 e 35-39 são definidas do mesmo modo para todos os tipos de material, com considerações especiais para a posição 06. A definição das posições de carácter 18-34 foi feita independentemente para cada tipo de material, embora certos elementos de dados tenham a mesma definição nas especificações para mais de um tipo de material. Quando elementos de dados semelhantes são definidos para inclusão no campo 008 para diferentes tipos de material, ocupam as mesmas posições de carácter do campo 008.

Definição das posições de caracter e âmbito

As posições de carácter 00-17 e 35-39 do campo 008 são definidas do mesmo modo no formato bibliográfico MARC 21, independentemente do tipo de registo. A definição das posições 18-34 varia conforme o código de tipo de registo na etiqueta de registo/06 e código de nível bibliográfico na etiqueta de registo/07. Certos elementos de dados são definidos do mesmo modo em mais de uma configuração do campo 008. Quando elementos de dados semelhantes são definidos para inclusão num campo 008 para diferentes tipos de registo/níveis bibliográficos, geralmente ocupam as mesmas posições de carácter do campo 008.

Convenções de introdução

Os códigos alfabéticos são introduzidos em minúsculas.

Comprimento do campo

O Campo 008 deve sempre consistir em quarenta (40) posições de carácter.

Orientações para a aplicação de designadores de conteúdo

Posições do carácter

Data

00-05 Data de entrada no ficheiro

06 Tipo de data/estado da publicação

07-10 Data 1

11-14 Data 2

Local

15-17 Local de publicação, produção ou execução

18-34

[Ver uma das secções separadas que descrevem as sete definições de 008-/18-34]

Língua

35-37 Língua

Outros designadores

38 Registo modificado

39 Fonte de catalogação