006 Elementos de dados de comprimento fixo - Características adicionais do material

Definição do campo e âmbito

Este campo contém 18 posições de carácter (00-17) que permitem codificar informação sobre aspectos especiais do item a ser catalogado que não podem ser codificados no Campo 008 (Elementos de Dados de Comprimento Fixo). É usado em casos em que um item tem características múltiplas (e.g., material impresso, tendo uma cassete como material acompanhante ou um mapa que é publicado como uma publicação em série). É também usado para registar codificados os aspectos de ficheiros de computador de itens electrónicos codificados na Etiqueta de Registo/06 como outra coisa que não o código m. Os elementos de dados de comprimento fixo definidos para o campo 006, como os elementos de dados correspondentes do Campo 008, são potencialmente úteis para fins de recuperação e gestão de dados.
O campo tem uma estrutura genérica em árvore, na qual o código dado em 006/00 (Forma de material) determina os elementos de dados definidos para as posições de carácter subsequentes. Excepto o código s (Publicação em série/Recurso integrante), os códigos no campo 006/00 correspondem àqueles na Etiqueta de Registo/06 (Tipo de registo). Para cada ocorrência do campo 006, os códigos definidos para as posições de carácter 01-17 serão os mesmos definidos no Campo 008 (Elementos de Dados de Comprimento Fixo), posições de carácter 18-34.

Orientações para a aplicação e designadores de conteúdo

Os elementos de dados no campo 006 são definidos por posição. A posição de carácter 00 contém um código que identifica uma forma de material. O carácter de preenchimento (|) não é permitido nesta posição. O carácter de preenchimento pode ser usado em qualquer outra posição de carácter quando a agência catalogadora não tenta codificar essa posição.

Só a posição de carácter 00 é descrita nesta secção. As outras posições de carácter são descritas nas descrições das posições correspondentes do Campo 008 (Elementos de Dados de Comprimento Fixo). Em todos os casos, as posições de carácter 01-17 relacionam-se com as posições 18-34 de uma das configurações do campo 008. A relação entre os códigos do campo 006/00 (Forma de material) e as configurações do Campo 008 são indicadas abaixo.

Relação entre os códigos do campo 006/00 e as configurações do campo 008

Códigos para 006/00

Convenções de introdução

Os códigos alfabéticos são introduzidos em minúsculas.